Juntamente com as crianças do nível II preparamos a festa do Bumba-meu-boi. É óbvio que antes de tudo isso há um "ritual" no conteúdo. A maioria não sabia desta festa ou que fazia parte da cultura brasileira. Vimos trechos de filmes da dança em várias regiões, localizamos no mapa, li o livro, encenei a história e muito mais. É claro que tudo isso não é feito em um dia. Mas... o resultado é GRATIFICANTE e DIVERTIDO.
Como fazer o Bumba-meu-boi?
Mais uma vez, utilizando materiais "inutilizáveis"!
- Pegue uma caixa de papelão, faça um círculo no fundo.
- Encape-a com papel de presente(usado), retalhos de papel ou tecido, folhas de jornais ou revistas, ou pinte.
- Peça para que as crianças cortem tiras de TNT, utilizando aqueles retalhos que não servirão para nada.
- Depois elas vão colar no fundo da caixa (aproveite para trabalhar sequência de cores, introduzindo aí a velha e boa "matemática".
É lindo ver todos trabalhando e ajudando entre si: noções de cidadania desde cedo.
- Faça o contorno da cabeça do boi e peça que recortem e enfeitem como quiser, como por exemplo: colando botões velhos para os olhos ou tampinhas de garrafas; utilize materiais recicláveis e deixe a criatividade aflorar.
- Então coloque as alças (como um suspensório), que ficará nos ombros da criança (dá para ter uma ideia na foto que segue):
- Enfim, vem a melhor parte: a FESTA. Utilizando as canções das festas das várias regiões, dance, dance e encante seu aluno com a cultura de nosso país.
* Observação: Os alunos do nível I participaram da festa desenvolvendo projeto: MÚSICA (seguindo o rítmo com seus instrumentos) , conteúdo da mesma época.
FOI UM SHOW!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário